-
26/10/2017
Piso para piscina: saiba qual material usar na sua área externa
PiscinasQuem não sonha em ter uma piscina em casa? Além de proporcionar momentos incríveis de diversão para toda a família, uma bela área externa é ideal para valorizar ainda mais o imóvel.
Por esse motivo, na hora de criar um projeto é preciso considerar não apenas o melhor modelo para a estrutura da piscina, mas também pensar na opção certa de revestimento para o entorno do espaço. No mercado, é possível encontrar produtos incríveis e com alta durabilidade, como o porcelanato, a madeira, e claro, o famoso cimentício. Quer saber como fazer a escolha certa?
Neste post, você encontrará todas as informações necessárias que vão te ajudar a escolher o melhor piso para piscina. Confira abaixo:
Faça um bom planejamento
Antes de procurar qual a melhor opção de piso para piscina, é importante analisar bem o orçamento disponível para o projeto. Lembre-se que, por se tratar de uma área externa, será preciso investir nos melhores materiais e que ofereçam o máximo de durabilidade e resistência.
Muitas vezes, buscamos por promoções ou produtos com o valor abaixo da média. Porém, por se tratar de um espaço externo e que necessita de cuidados e longa durabilidade, o mais recomendado é optar por itens de qualidade.
Ao considerar esses pontos, você garantirá não somente um bom resultado estético, mas principalmente, se protegerá de prejuízos futuros, como quebras, rachaduras, acidentes ou desconforto térmico, que exija uma reforma futura. Portanto, pesquise bem, faça um bom planejamento e tenha mais tranquilidade para fazer a melhor escolha.
Conheça os principais materiais
O primeiro passo é conhecer bem os materiais disponíveis para esse tipo de aplicação. As opções são inúmeras e a mais conhecida entre elas é a madeira, por oferecer boa aderência e resistência aos fatores externos, como umidade e exposição ao sol. No entanto, o mercado tem evoluído muito e outras opções surgiram para oferecer alta durabilidade e bom visual estético para os projetos em áreas externas.
Antes de mais nada, você deverá priorizar os produtos atérmicos. Isso significa que o material não pode absorver muito calor, já que o espaço da piscina costuma estar constantemente em contato com a luz solar. Por esse motivo, os pisos que esquentam com mais facilidade devem ser descartados, oferecendo o máximo de conforto para as pessoas.
Outro ponto importante a se considerar nesse momento é em relação às características antiderrapantes do produto, que são indispensáveis nessas situações. Há algumas composições que são desenvolvidas exclusivamente para resistir ao escorregamento, principalmente nos momentos em que a superfície está molhada ou úmida.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais materiais?
Madeira
Como já citamos, a madeira é a opção mais conhecida para essa finalidade. Apesar de oferecer bastante conforto, é um material que necessita de mais cuidado na hora da manutenção. Neste caso, será preciso realizar com frequência uma aplicação de resina na sua superfície, evitando que a sua aparência fique desgastada e com aspecto velho.
Na hora da escolha, também é importante prestar atenção ao tipo de madeira escolhido, já que o material precisa oferecer grande aderência e características antiderrapantes. Em geral, as madeiras nobres tratadas, como o ipê ou a itaúba, oferecem mais resistência a cupins e ao apodrecimento.
Pisos de pedra
Há uma grande variedade de revestimentos em pedra para a piscina. As opções nacionais mais buscadas nesse caso são a São Tomé ou a Pedra Goiás, por serem atérmicas e antiderrapantes. Caso você esteja em busca de um toque mais sofisticado para o projeto, há a possibilidade de investir no Mármore Travertino Bruto e as suas variações.
A única desvantagem de apostar nas pedras, é que, em geral, são pouco permeáveis e podem acumular sujeira com mais facilidade que os demais produtos. Também é importante ter atenção e jamais utilizar uma pedra polida para essa finalidade, isso porque costumam ser muito mais escorregadias e, consequentemente, aumentam as chances de acidentes.
Cerâmica
Com o avanço da tecnologia, alguns materiais vêm sendo desenvolvidos exclusivamente para serem aplicados no piso para piscina e demais espaços externos. Esse é o caso das cerâmicas ou porcelanatos especiais, que oferecem um ótimo visual estético, com diferentes detalhes, cores e formatos.
A cerâmica traz a vantagem de não desbotar no sol, ser resistente às manchas e possuir grande proteção antiderrapante. Para a sua instalação, é preciso escolher bem o tipo de argamassa de assentamento, para evitar que, com o passar do tempo, as peças rachem ou quebrem.
O porcelanato, por sua vez, oferece as mesmas características da cerâmica. Contudo, é importante analisar previamente as qualidades térmicas da peça escolhida e fugir dos modelos lisos.
Cimentícios atérmicos
Apesar de recente no mercado, o cimentício apresentou resultados incríveis para os seus projetos. Produzidos à base de um cimento exclusivo para espaços externos, são compostos por substâncias químicas especiais que tornam o material atérmico e muito confortável para ser usado em piscinas, jardins, playgrounds, dentre outros.
Por ser desenvolvido especialmente para esses locais, a sua resistência é maior que as demais alternativas e você ainda poderá encontrar uma grande variedade de cores, dimensões e acabamentos. A sua produção é manual, possibilitando que os seus consumidores solicitem o produto da forma como desejarem.
A sua manutenção também é baixa e para fazer a limpeza basta utilizar jatos de água semanalmente para retirar a sujeira acumulada. Por conta das suas inúmeras vantagens, o seu valor costuma ser um pouco mais elevado que as demais opções. Contudo, a sua alta durabilidade, permeabilidade e resistência fazem com que o custo-benefício se torne muito satisfatório.
Escolha uma marca de confiança
Um trabalho bem realizado sempre conta com a união de diferentes fatores. Sem dúvida, a escolha de uma marca de confiança é um deles. É importante buscar por empresas que ofereçam produtos exclusivos, de qualidade, e que sigam as tendências do mercado nacional e internacional.
Nos últimos tempos, o trabalho artesanal vem sendo muito valorizado, já que traz como foco a personalização de projetos e a entrega de soluções atuais e resistentes para os seus clientes.
Por isso, faça uma boa análise dos produtos da empresa em questão, solicite referências, converse com outros consumidores e busque conhecer a fundo a marca escolhida. Esses detalhes farão toda a diferença no resultado do projeto!
Agora que você já conhece todas as opções de piso para piscina, que tal entrar em contato conosco e conhecer os nossos produtos? Você vai se encantar!
Compartilhar: