-
19/07/2019
Como usar a decoração shabby chic para reinventar o home decor
Arquitetura & DecoraçãoA decoração shabby chic é tendência em 2019! O nome pode parecer meio diferente para quem nunca ouviu falar, mas seu conceito não é nem de longe coisa de outro mundo. Shabby é uma expressão britânica para “desgastado” ou “desleixado”. E chic é isso mesmo que você está pensando: algo estiloso, belo, de bom gosto e com bastante elegância.
Ser chic hoje em dia, porém, é reinventar estilos e transformar o esperado e o tradicional em algo novo, único. Essa é a proposta da decoração shabby chic: trazer uma nova maneira de interpretar um estilo de acordo com sua maior proposta - a de mostrar a passagem do tempo e, assim, contar uma história.
Sempre quis fazer uma decoração shabby chic mas não sabe bem por onde começar? Você está no lugar certo. Tem dúvidas sobre como conseguir o efeito sem precisar gastar horrores com móveis prontos no estilo? Aqui é o seu lugar também. Vamos explorar o mundo do shabby sem deixar de ser chic!
Podemos começar?
Entendendo a decoração shabby chicCom certeza você já viu algum exemplo de decoração shabby chic, mesmo que de forma não intencional. Primeiro vamos entender de onde o estilo retira seu conceito: a história do clássico que envelheceu.
Esse apelo tem bastante força conceitual pois nos conta uma história. A decoração shabby chic se aproveita do que o ambiente consegue transmitir para fazer um estilo cheio de personalidade. Pois é exatamente isso que o shabby chic apresenta: um estilo pautado no clássico com inspirações vitorianas mas com recursos - móveis, acessórios, piso e papel de parede, por exemplo - envelhecidos artificialmente ou que possuem um aspecto vintage por natureza.
Precisa de um exemplo para ficar mais fácil de visualizar? Pense em um espelho pautado no clássico: o frame metálico, a grande extensão do vidro, seu peso, etc. Agora pense em como esse espelho vai ficar quando o tempo passar. O metal começa a perder brilho e criar pátina, o vidro perde sua superfície em alguns pontos - ele cria “pontos cegos” no espelho - e o aspecto da peça em geral parece estar mais desgastado, mais vintage.
É isso o que a decoração shabby chic propõe: um estilo clássico e romântico por natureza, pautada no chic de gerações passadas, mas que mostra o efeito dessas gerações que passaram diretamente no móvel. Mostrar a passagem do tempo é muito instigante, pois mostra o respeito à tradição de um jeito que nunca tínhamos visto antes - e se isso não é chic, nada mais é.
Decoração shabby chic vai bem onde?Como tudo no home decór, depende dos seus objetivos. Depende de onde você quer usar.
Pessoas usam a decoração shabby chic na cozinha, por exemplo, e tudo funciona perfeitamente bem. O ambiente, por conta da extensão dos armários, se beneficia de uma paleta pastel mais clara ou até mesmo do tom natural da madeira envelhecida. Cadeiras metálicas gastas são perfeitas!
Na sala de estar é bem interessante levar o shabby chic para o sofá e as poltronas, por exemplo. Nesse caso, até um tecido propositalmente mais gasto ajuda bastante a manter o estilo funcionando.
O quarto já é um pouco mais complicado. Como esse ambiente é um que você passa bastante tempo e está muito relacionado com a sua qualidade de vida e capacidade de relaxar, informações temáticas demais podem ser difíceis.
Sugerimos a inserção de alguns elementos e uma paleta de cores ao invés de fazer o quarto todo na decoração shabby chic.
Como criar a decoração shabby chic?Os elementos básicos da decoração shabby chic são esses que você viu ao longo do artigo, mas como conseguir esse efeito? Como demonstrar a passagem do tempo com perfeição sem gastar demais em peças prontas?
Você pode começar com…
Madeira de demoliçãoSe você está fazendo uma reforma ou construindo, a madeira de demolição é uma ótima aliada para construir pisos, revestir paredes, criar móveis e alguns pilares decorativos na casa.
Esse tipo de madeira já possui um aspecto naturalmente desgastado, pois o tempo realmente passou pra ela, o efeito não foi atingido com aquela ajudinha da química. Além disso, durante a obra, pode sair mais barato usar essa madeira para revestir do que os clássicos como o porcelanato e a cerâmica.
PátinaA pátina é um resíduo químico que se forma na superfície de metais naturalmente, mas que pode ser reproduzida em outros meios, como a madeira, para um efeito envelhecido incrível.
Para fazer o efeito você não precisa de muita coisa. Só de tinta PVA, pincéis grossos, uma vela, uma lixa e cera líquida.
Primeiro pinte a madeira com seu tom primário. Depois, é só passar a vela, aplicar a cor secundária e lixar. Só aí você já vai perceber o efeito desejado, que é extremamente fiel. Para fixá-lo de vez, aplique a cera líquida, que também pode ser verniz!
Metalize-seMetal e madeira andam lado a lado na decoração shabby chic, mas com um porém. Ambos precisam transmitir a ideia de envelhecimento.
Use e abuse de metais desgastados e que transmitam esse efeito. O ferro é excepcional nesse ponto, mas ele pode apresentar ferrugem, o que não é ideal no shabby chic. Outros metais, como o cobre, vão apresentar manchas e pátina, mas raramente ferrugem.
Gostou desse conteúdo? Tem mais te esperando no nosso blog. Vem conferir!
Compartilhar: